quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Incondicional

Por Rayane Medeiros




                                                                           Para minha mãe

  Eu poderia lhe presentear –
  Se assim fosse possível,
  Com toda riqueza deste mundo e,
  Ainda assim,
  Meu débito jamais seria pago –
  As noites em claro quando a doença chegava indesejada;
  O compromisso em me ver alfabetizada;
  O incessante limpar de chão alheio para a comida não faltar.
  Nada, absolutamente nada disso,
  Poderia ser pago...



  Poderia cobrir sua vida de conforto
  E prazeres que lhe foram privados
  Pelo dinheiro sempre curto
  E, ainda assim,
  Os calos continuariam marcados em suas mãos;
  O suor do trabalho árduo eternizado em suas costas doídas e cansadas.
  Eu poderia dar à sua vida – a toda ela,
  Aquela folga tão sonhada que suas obrigações nunca lhe permitiram ter
  E, mesmo assim,
  Minha dívida continuaria –
  Eu não pagaria a sua obrigação extra,
  Em tê-la sido pai,
  Quando a ausência sempre o manteve símbolo.
  E você o foi como nenhum outro jamais seria.



  Eu poderia te dar a vida que tanto merece e o destino poderia ter-lhe concedido,
  Mas seria eternamente devedora –
  Suas rugas em volta dos olhos e os cabelos brancos que avançam com a idade,
  Continuariam me encarando,
  Apontando-me pelas falhas que eu poderia ter evitado;
  Pelos constrangimentos que me pesam num martírio;
  Pelo grande orgulho que eu deveria ser,
  Mas peco continuamente como ser humano.
  Eu poderia te dar a minha própria vida para me redimir
  Do peso que lhe tenho feito carregar,
  Porém, morreria endividada.



  Então, ofereço, humildemente,
  As minhas mais sinceras desculpas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário