terça-feira, 9 de abril de 2013

Café

Por Denise Fernandes

 

         Deu no teste da revista que fiz, sou uma "boa ex". Já desconfiava. Não tinha teste na revista sobre ter sido uma boa esposa, mas talvez o resultado não fosse positivo. Como ex me esforcei para ser o melhor possível, o mais desapegada possível. Como esposa nem sempre me esforcei porque nem sempre entendi o que fazer com tantos sentimentos. Como esposa fui amante, amiga e já era muito. Como esposa eu não soube o que era ser esposa. Mesmo cuidando da roupa do marido, de suas comidas prediletas, eu estava num namoro. Lembro do dia que resolvi aprender a fazer café, já tinha uns meses de casada. Tudo era aprendizado nesse tempo.
 
         Quando me separei, meu ex-marido me procurava dizendo estar com saudade do meu café. Eu passava um café e conversávamos. O café não nos levava para nenhum outro lugar. O prazer do café é singular e nele mesmo, a ponte do café é para dentro de si, o café é uma droga do interior. Depois houve um tempo em que precisamos nos separar desse café também.
 
         Já imagino alguns amigos juntos a uma xícara de café. Ou lembro com carinho de amigos que me oferecem café mesmo não gostando da bebida.
 
         O cheiro do café inaugurando a manhã, meu primeiro café que é de bom dia. Café como existência, bebo logo existo e coexisto. Tomar café me ajudou a ser adulta, a equilibrar o fardo transparente e tão pesado. Só o café me ajuda a pensar, pois na Cidade tudo nega o pensamento, pesados são os fatos. Só o café me liga à felicidade da rotina. O resto em mim pede mudanças. E o outro resto é Mudança.

Um comentário :

  1. Aprendi a gostar do café quando ainda era criança, senti o aroma de um café de roça servido com mandioca. Tudo plantado e preparado ali mesmo! É divino! O processo de preparo que une pessoas num longo trabalho para colher o fruto do prazer proporcionado não existe mais. É o que Mario Sergio Cortella descreve como 'Despamonhalização da vida'.
    Talvez se a vida não estivesse tão prática seu texto não teria a questão de 'ex' a mencionar.
    Sobre o café, sempre estará cercado desse ritual que promove encontro consigo e com os outros. Adorei o texto!

    ResponderExcluir