terça-feira, 2 de maio de 2017

Sorte (com a crise econômica)

Por Denise Fernandes




A sorte começa onde termina o azar. Talvez a sorte seja questão de opinião. Como levar um tombo feio na rua, ralar os joelhos, puro azar, e depois ter o acolhimento das pessoas, que revela-se uma sorte.

Minha mãe sempre me disse que pisar em bosta de cachorro, de vaca, ou de cavalo, dá sorte, traz dinheiro. Também coceira na palma da mão, minha mãe sempre disse que é dinheiro. É preciso, nesse caso, até fechar a palma da mão, para que o dinheiro não vá embora.

Com a crise econômica, ando pisando de propósito nos cocôs de cachorro que encontro nas calçadas. Será que pisando de propósito também dá sorte? Quero muito pagar minhas contas, viver uma vida próspera. Penso no poeta Paulo Leminski: se "distraídos, venceremos", também "endividados, venceremos"! A gente vai levando...

Afinal, estamos aqui para a felicidade; ou não?

Também o alho, uma senhora me ensinou: você não pode deixar os alhos juntinhos, presos, você fica com a vida estagnada. Passei anos com a vida meio parada sem saber dessa magia.

Folha de arruda já coloquei até dentro da calcinha. Arruda é sempre bom. Nunca tive certeza de quem tem ou teve inveja de mim mas, com avidez, vou atrás da arruda.

Folha de louro, além de temperar o feijão, o cozido e deixar o arroz cheiroso, dentro da carteira traz sorte, prosperidade. A sorte pode ser enorme, ou pequena. Mas, mesmo sendo pequena, parece grande.

Sempre pensei que era azar esperar muito tempo o ônibus no ponto. Ou pegar um ônibus muito cheio. Mas agora que estou mais velha, não considero a espera no ponto, ou o ônibus cheio, um azar. A vida me ensinou a temer dificuldades maiores.

Antes um rato que morria no quintal, uma pomba atropelada na rua, me fazia temer a morte, o destino. Agora eu rezo, e me acalmo um pouco.

Será o Tempo um grande azar, ou é o Tempo a própria sorte?

Tem momentos, como o de agora, que acho que tudo foi sorte em minha Vida. Por isso, é tão bom escrever. As perdas, os momentos em que chorei, em que me machuquei, tudo foi uma imensa Sorte.

Sorte é estar vivo!

É pensar que se está vivo... Sorte é amar, e não se sentir dono da pessoa amada.

A sorte é tão livre, muito mais livre que os pássaros e besouros. A sorte é invisível, sagrada, aérea...

Nenhum comentário :

Postar um comentário