segunda-feira, 1 de maio de 2017

Do tempo, do Sorrir, de Meu Pai

Por Ana Paula Perissé




                     eu salvaria o fogo do meu silêncio
                     constante
                     do meu desejo inquieto
                     que solicita a diferença
                     para poder ser aquilo que não sei
                     ainda.
                     Somente quando o homem de barro
                     desperta
                     a bailarina se atreve a dançar
                     seus passos mais belos.
                     ( a dança da memória)
                     À beira de completar anos
                     descobri o sorriso do meu pai
                     por força de um acaso
                     (só quando nos temos mortos
                     é que o sorriso nos chega desta forma
                     talvez, verdadeira...)
                     O homem que já se foi
                     é aquele que me revela o efêmero do meu sofrimento
                     e a distância do não poder tocar
                     é que me apresenta nuances novas
                     de mim
                     através de um sorriso instantâneo
                     impresso em imagem despretensiosa
                     uma forma de sorrir que adquiro
                     vivendo, aniversariando,
                     e que me dou conta
                     só agora
                     olhando para teu sorriso distante
                     perdido no tempo de um papel fotográfico
                     envelhecido
                     como nós....


                     sem ti.


                     Ele não estava lá
                     nem eu
                     i'm not there, Bob Dylan
                     benevolência cedida através de uma certa dor.
                     Minha dor de não estar
                     de viver estando
                     sendo tantas para tantos
                     todavia sempre buscando a unidade perdida.
                     A diferença do sorriso do meu pai
                     àquela época
                     está na minha face
                     hoje
                     à busca pela poesia que sobrevoa
                     sôfrega
                     nos vazios do tempo nu,
                     tempo sincero e exposto
                     às deformações das areias que vagueiam
                     nos desertos de nós.
                     Faço anos, pai.
                     Mal sei o que é o tempo
                     todavia, meu sorriso
                     vai se transformando em ampulhetas que me dizem
                     mais de ti
                     de mim
                     de nossa actual relação.


                     A mulher deixa seu véu e comemora
                     sozinha
                     novos passos
                     nesta terra árida


                     A quem pertence aquilo que me vem????

Nenhum comentário :

Postar um comentário