sábado, 13 de junho de 2015

Por falar em estrelas

Por Meriam Lazaro




Em noites estreladas, elas aparecem alinhadas no céu. Mais conhecidas por Três Marias, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitaka. Tais estrelas pertencem à constelação de Orion, “o caçador”. Ainda que eu tente, não consigo identificar a imagem de um caçador, com seus dois cães, a olho nu (da mesma forma que os antigos astrônomos).


As estrelas, juntamente com a lua, orientaram os agricultores na Antiguidade e sempre encantou amantes, poetas, músicos, pintores... Chamamos de estrelas não somente aquelas que aparentemente piscam, como também os planetas. É o caso de Vênus e da estrela D’Alva (ou Vésper), primeira e última a luzir nos ocasos do sol e da lua.


Artistas de palco – como cantores, atores, trapezistas etc. – também são conhecidos por estrelas e astros. Esses, entretanto, com brilho mais efêmero; se comparados às estrelas da noite.


Ainda costumamos dizer o seguinte: aqueles que partiram definitivamente agora são estrelas! Às vezes me pergunto por que as estrelas não dizem miau. Estaria o meu gatinho ensinando-as a miar, ou aprendendo com elas a luzir?

Nenhum comentário :

Postar um comentário