terça-feira, 24 de junho de 2014

O samba de um dente só

Por Denise Fernandes
 
 


     É um prazer ver o Tom Jobim apresentando o "Samba de uma nota só". Como sou a consequência inevitável de você.
 
     Mesmo que eu me sinta triste e sem ter a certeza se isso tem a ver com alguém ou só comigo mesma.
 
     Mas não é que eu me sinta completamente triste. Me sinto como o dente só. Exatamente como ele. Explico: um amigo meu dentista me contou que foi procurado por um homem com um dente só para a confecção de uma dentadura. Meu amigo propôs que seu único dente fosse retirado numa rápida e indolor cirurgia, para melhor eficiência da dentadura. O homem recuou. Pelo amor de Deus, doutor, o dente não. O dente fica. Esse dente é mais importante que tudo, o senhor não sabe. Mas a dentadura vai ficar mais difícil, muito mais cara. Não tem importância, Doutor, esse dente é muito importante e tem muito valor, o senhor não faz ideia. Eu pago. O valor do dente é muito alto e compensa meu investimento.
 
     Esse dente pilar esse dente esperança esse dente triste de solidão, dente que janta e almoça e toma café sozinho, dente rodeado de ar, dente rodeado de vento, dente saudade dos outros, me sinto como esse dente cravado na boca, à espera, não mais dos outros, mas da dentadura; como uma alma na boca, a dentadura, a companhia. E no espaço da espera, o dente pensa, sente mais. Como uma pessoa supersensível, o dente respira com dificuldade, sentindo cada momento como se fosse uma música. O dente sente pressa, uma ansiedade como se estivesse apaixonado. Na janela da boca, o dente espia o tempo todo a dentadura que não chega.
 
     O dente sofre. Mas talvez seja um sofrimento bom, o dente não sabe. O dente é tudo o que sobrou, uma pergunta, uma força, um presente do destino, talvez uma graça de Deus, dente sagrado uno, envolvido pela dentadura. Dente, mordida e sabor. Dente cheio de possibilidades. Meu amigo dentista também é tomado pelo amor ao dente. E capricha. Porque com a dentadura o dente único adquire importância absoluta. É mais que um dente, é uma semente que vai brotando e dizendo o que ainda podemos não só sonhar, mas também realizar. Quem não tem esse dente só, se sente perdido, sem saber por onde ir. No caos da boca, como encontrar o norte, a estrela que orienta? Boca mar, esse dente só é o próprio continente e o porto onde eu espero, espero, espero.
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário