quinta-feira, 23 de maio de 2013

Camomila

Por Rayane Medeiros
 
 


Acordei disposto a descartar velhos hábitos; mudar por dentro e por fora, sobretudo aquilo que não me convém. Comecei pelo café. Não o tomei. Mas confesso, fiquei tentado ao sentir o cheiro forte, e a boca salivou ao lembrar-se do gosto amargo e familiar que me aquecia o ânimo. Fiz um chá. Gosto do Preto, mas este me lembraria do café, então não o cogitei. Preparei de Camomila, dizem que é calmante, não sei, veremos. Não gostei. É amarelado e tem sabor de flores. Nunca comi flores, mas elas devem ter esse gosto. Devo ter ficado com a imagem da embalagem do chá na cabeça... Que seja, não é bom, mas ainda sim, será mantido entre os novos hábitos. 

O segundo passo é ler. Não falo de textos acadêmicos ou leituras superficiais de livros que nada nos dizem. Falo de viver uma história, de rir e chorar como se fosse o próprio personagem. Há muito tempo não faço isso, estou sempre muito ocupado com minhas redes sociais, elas me roubam todo o tempo, só agora me dou conta disso. 

De hoje em diante, declarei silêncio. Não falo no sentido literal. Mas no de saber ouvir, de calar quando necessário. As pessoas estão sempre dispostas a dizer algo, como isso fosse de uma importância incontestável, e falam compulsivamente por não ter nada a dizer. Poderiam estar aprendendo verdadeiras lições de vida, se não cressem que já sabem o suficiente. 

Também andei pensando em descartar certos vícios, eles não me fazem felizes, me trazem ilusões, falsas sensações de autoconfiança... Penso que preciso de paz de espírito, tranquilidade, talvez frequente uma igreja, um templo, e me torne melhor quanto ser humano... 

Por último, e nunca menos importante, eu resolva dar espaço ao amor. É claro que o amor acontece mesmo sem nosso consentimento. Mas ele nunca será pleno e verdadeiro se não estivermos dispostos a vivê-lo, nos entregarmos, nunca! Quem sabe a vida não me surpreenda, e não me confesse a receita da felicidade?! Não se trata de um teste, um jogo, um fetiche. É apenas mais uma maneira, entre tantas, de se viver, nada mais.

2 comentários :

  1. Crônica deliciosa, Rayane. Curto chás, mas prefiro café, que a arritmia está pedindo moderação. Não iria tomar antes de vir aqui, mas agora (rs)... Amei! Ótimo sábado! Abraço, Meriam

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs obrigada, também prefiro café!

    ResponderExcluir