terça-feira, 26 de março de 2013

O Ar e a Personalidade

Por Denise Fernandes

 
         Quando era pequena, minha mãe dizia que eu tinha personalidade forte. Entendia que ela falava de algo relacionado à minha vontade, mas acho que nunca entendi bem essa apreciação dela. Não sei bem o que é essa personalidade forte. Será que a perdi por aí? Será que alguém levou embora, sem querer, a minha personalidade forte?
          Lembro que sentia uma alegria quando minha mãe dizia que eu tinha essa personalidade forte. Agora: vejo um anúncio de guaraná, saio para tomar um guaraná; vejo o vestido dourado da protagonista e desejo um igual, logo dourado, essa cor "básica", "discreta". Se a minha personalidade é forte, como posso ser subjugada por comerciais, doutrinada por cores impossíveis? Tem dias que desejo um cabelo novo, um corpo novo. Essa personalidade forte é que me mantém, embora acho que ela me atordoa também.
         Quando fico com muita raiva, mando a pessoa que estiver na minha frente tomar no cu. Acho que isso é uma das coisas que me faz parecer ter uma personalidade forte.
         Misteriosa diante da minha imensa fraqueza, a minha força é de menina. Força de brincar, de arrumar, inventar e cuidar. Força de obedecer, calar, conversar com Deus e com a minha mãe. Força de fazer crochê, copiar frases que ninguém lerá, sonhar e sonhar e sonhar.
         Se o corpo é fraco, como a personalidade pode ser forte? Água, terra e intenção. Acho que são minhas intenções que me fortalecem, me tiram do abismo, criam uma outra realidade na mesma realidade. É dessa criação que vem a personalidade; como ar, ela me invade. No céu cheio de tons de cinza, a inspiração e a transpiração do Mundo...

Nenhum comentário :

Postar um comentário