sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Setembro

Por Mayanna Velame




O trem segue lentamente seu destino. Pela janela, observo a tarde que se expande. Do norte ao sul. Sinto-me bem viajando, um pássaro abrindo asas rumo à liberdade perdida. Um vento repentino acaricia meu rosto úmido e pálido. A nostalgia me domina e me aquece. Retiro do bolso um pedaço de papel surrado. Há um poema escrito nele. Sempre agonizo quando o leio.


Palavras são devaneios, êxtase. Tenho recordações de um amor que a vida e o destino souberam silenciar, porém, não sucumbir. Poderia ter todos os amores, mas eu sei que este sentimento é ímpar, singular. Essa unidade jamais será preenchida em meu coração. Estou amuado porque o sol brilha lá fora. Tenho vontade de ver e tocar a chuva. A tarde de setembro prevalece, sorrindo. Minhas costas doem e minhas pernas querem andar. Levanto-me e coloco o chapéu marrom. Poucas vidas se fazem presentes na locomotiva. Muitos dormem. Outros tentam ler romances. Como eu gostaria de ser um protagonista feliz e heroico! No entanto, sou apenas o resto de nada.


Do lado externo do vagão, esquadrinho o tempo fugaz. O sol, erguido no alto, chama a morte  para o nascimento da noite. No campo, literalmente verde, o gado pasta; norteado por um vaqueiro valente. Deus, a valentia nunca esteve em meu espírito! O céu avermelhado é pintura dos deuses. Em questão de segundos, estrelas brotarão no lençol imaculado. Uma parte do meu ser se alegra. Vejo nuvens arroxeadas, presságios de chuva, presságios do fim. O poema preso em minhas mãos. A leitura é moldada em meus próprios sentimentos. Estou desesperado; pois sinto falta daquilo que estes olhos jamais viram. Estou perdido em labirintos que estas mãos criaram. Tenho desejos. Ganas de aniquilar tudo que o medo não me permitiu construir.


Quando as estrelas dormirem,
Abra seus olhos.
Quando o sol se apagar,
Acenda sua luz.


Quando o piano desafinar,
Use sua voz e cante.
Quando o amor morrer,
Ressuscite seu viver.


Solto o poema no ar. Mesmo ferido, ele voa. Suas asas recebem a vida, o espaço. O mundo lhe pertence. Vidas inúteis lhe procuram. Vidas insanas lhe almejam. A viagem prossegue. Espero que chova. Deus irá realizar este sonho. Eu acredito nisso! E continuo acreditando...

Nenhum comentário :

Postar um comentário