terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Casa Fantasma

Por Denise Fernandes
 
 


 
          A casa está morta?
          Não; a casa é um fantasma,
          um fantasma que sonha
          com a sua porta de pesada aldrava,
          com os seus intermináveis corredores
          que saíam a explorar no escuro os mistérios da noite
          e que as luas, por vezes,
          enchiam de um lívido assombro...
          Sim!
          agora
          a casa está sonhando
          com o seu pátio de meninos pássaros.
          A casa escuta... Meu Deus! a casa está louca, ela não sabe
          que em seu lugar se ergue um monstro de cimento e aço:
          há sempre uma cidade dentro de outra
          a esse eterno desentendido entre o Espaço e o Tempo.
          Casa que teimas em existir
          - a coitadinha da velha casa!
          Eu também não consegui nunca afugentar meus pássaros
          (Mário Quintana)
 
          Eu também não consegui
          afugentar meus pássaros.
          Longe de lá, mais perto de ti
          Nem assim, nem como estava
          um buraco dentro de mim morava
          oca como uma caverna, os pássaros
          lá entravam e quando saíam, cantavam
          e eu lá ficava enquanto se encantavam
          seres do mar e do ar
          seres da selva e do lar
          rascunhos da Terra.
          Também conheço essa casa fantasma morando muitas vezes nela
          quando ligo o rádio é também
          pra não escutar o zum-zum dos fantasmas.
          E essas flores na casa querem provocar poemas,
          cenas de amor, sonhos.
 

Um comentário :

  1. Adorei! Também curto muito o autor Mário Quintana.

    E o seu texto ficou muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir