sábado, 13 de agosto de 2016

Uma pergunta e uma resposta

Por Meriam Lazaro




“Se você acordasse dentro do cenário do último livro que você leu, onde você estaria?”


Pela Paris de 1921 a 1925, seguindo os passos e ouvindo as memórias de Hemingway (Hem, para os amigos ou, Tati, para a primeira esposa); a tomar um bom café na Place Saint Michel ou – maravilha das maravilhas! – alugando, sem dinheiro, livros da Shakespeare and Company.


Assim responderia à pergunta acima, encontrada no grupo fechado da TAG – Experiências Literárias –, atribuído à Livraria Cultura. Com isto, também, preencheria a lista de 15 escritores que me influenciaram com mais um nome; atendendo a solicitação de amigos no Facebook. Aos 13 anos de idade, causou-me profunda impressão a depressão do personagem de “As Ilhas da Corrente” que, logo mais, eu descobri ser um alter ego do autor, e de seu fim trágico.


Voltando à Paris de Hemingway, acompanharia o escritor em suas visitas a Gertrude Stein, na Rue de Fleurus, 27. E ouviria suas conversas com outros tantos autores, inclusive Scott Fitzgerald, com quem faria uma viagem muito estranha a Lyon.


Pode existir algo melhor que conhecer a livraria Shakespeare and Company, ouvir diálogos (sobre coisas triviais) de renomados escritores, entre o período de duas grandes guerras, e conhecer F. Puss – o gato que servia de ama-seca a Bumby, filho pequeno de Hemingway? Sim, no meu entender, sim! Conhecer, um pouco melhor, seu processo criativo; que é relatado em quase todas as crônicas do livro.


Em suma, se eu estivesse no meio de um sonho assim, preferiria não acordar. E você, em que lugar estaria se acordasse dentro do cenário do último livro lido?


Livro: Paris é uma festa
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Bertrand Brasil

Nenhum comentário :

Postar um comentário