terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Em Outro Planeta

Por Denise Fernandes
 
 
 
 

         Na minha família, o humor faz parte de uma atitude que temos com a vida. Assim meus parentes "me gozam" de várias maneiras. Meus filhos são top em tirar sarro da minha cara. Uma das gozações é que vivo em outro planeta, não nesse. A Bia diz que a Lua é muito perto para mim, vivo lá em Plutão. Todo mundo da família ri com isso e até eu, principalmente quando percebo que isso é verdade.

         As notícias com a Dilma me mostram como não compactuamos da mesma realidade planetária. Leio estarrecida que ela "acabou com a miséria" no planeta (país) dela, e no meu continua a mesma merda de sempre, graças a um Estado que me dá muito medo. No planeta dela também é essencial que todo mundo saiba o que acontece com o pé dela, que sapato ela está usando. Acho que isso mostra o avanço econômico do planeta dela, essa preocupação com futilidades. Porque no planeta dela vai ser ótimo ter shopping na favela. No meu planeta distante, isso tudo é uma porcaria só, com muitos detalhes tediosos do desperdício e da falta de sabedoria.

O meu planeta é cheio de desejos. Ligo a tevê para entender melhor esse planeta que não entendo. O papa que eu não sei se é pop. A mocinha da novela sofre quase o tempo todo, e depois dá uns tabefes em outra. A vilã parece muito feliz e com saúde. Não entendo nada: o conceito de “mocinha” do meu planeta é muito diferente, toca “Carinhoso” do Pixinguinha, as pessoas suspiram e sentem arrepios. Certamente, não sei mais o que estou fazendo aqui nesse planeta que não é meu.

 Mas admiro as flores. De vez em quando, tomo chuva ou é ela que me toma. No mistério de estar aqui, a luz de um outro planeta me acende e me salva do tédio. Na realidade esquisita desse planeta, a realidade de outros planetas se desvela. Mesmo que a miséria ainda exista, não estamos sós.

Nenhum comentário :

Postar um comentário