sábado, 4 de abril de 2015

Coisas para fazer antes de morrer

Por Meriam Lazaro




De uns tempos para cá, inventaram que há um certo número de coisas a fazer antes da morte... Como se pudéssemos, do além-túmulo, executar algo. Pois sim!


Pior: a lista aumenta cada vez mais, segundo esses sábios que definem o que é bom e necessário para nós, simples mortais. Lembro de ter me impressionado com a indicação de cem livros para ler antes de ir pro beleléu (sugeridos por uma professora de literatura aqui do Sul). Pois bem, agora são 1001, como nas "1001 Noites", obra que inicia as recomendações literárias. Também há indicações de filmes, receitas culinárias, lugares para conhecer e, até mesmo, lugares para transar. Antes de falecer, quem sabe tais autores indiquem como encontrar o par perfeito, para tanto...


Assim a vida ficou mais fácil. Já não há mais dúvidas quanto ao que ler, ver, comer, beber ou encarar no sexo. Na era da globalização, sábios experimentam e prescrevem o essencial para a massa. Escolher não é mais preciso. Talvez o livre-arbítrio tenha sido relegado – se é que não vai sumir do dicionário, em breve – ao momento em que seguiremos as imposições do roteiro; no palco miserável de nossas vidas anônimas.


Creio que começarei com os 1001 vinhos para beber antes de morrer. De repente eu entro num curso de enologia, e aprendo essa arte sem passar pelo coma alcoólico. Será que quem bebe vinho chique é considerado alcoólatra? Você disse não?! Ainda que beba todos os dias? Sendo assim, posso unir o agradável ao útil, segundo meus amigos pinguços, que ouvem de seus médicos a recomendação de tomar um cálice de vinho tinto por dia. Nenhum médico, branco ou tinto, me receita a iguaria. Pelo contrário: eles dizem que devo me abster até de algumas uvas (por intolerância alimentar).


Vocês conhecem o "Jogo dos Sete"? A brincadeira consiste em mencionar sete itens, em cada um dos cinco blocos, de coisas que pretendemos fazer antes da morte. Logo, cinco vezes sete não são sete respostas, mas, sim, trinta e cinco. Para não me furtar totalmente à temática do jogo, eu responderia que a primeira coisa a fazer, antes de morrer, é ganhar na Mega-Sena sozinha. E as outras? Bem, só respondo após concretizar a primeira!

Nenhum comentário :

Postar um comentário