quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Adeus a Terra Querida

Por Fabio Ramos



Alguns anos se passaram desde que eu soube da existência de um texto escrito pelo meu falecido avô materno Joel Miguel de Brito (foto acima), nascido em 13 de maio de 1913 na cidade de Pesqueira, no agreste pernambucano.

Meu avô tinha um amigo chamado Júlio Paes da Rocha. Ambicionando um futuro melhor, Rocha estava de mudança para o estado do Paraná. Inspirado na história desse amigo que partiria, ele escreveu um texto – em forma de literatura de cordel – intitulado “Adeus a Terra Querida”. E meu avô presenteou Júlio Paes com a narrativa (que vislumbrava a aventura que o colega teria pela frente).

Júlio Paes também morreu, mas esse pequeno acontecimento do passado ainda não foi esquecido... Enquanto visitava alguns familiares do antigo viajante, uma prima da minha mãe soube de tudo e ganhou uma cópia desse documento que, infelizmente, não tem data. A história correu na família e o texto veio parar em minhas mãos.

Em seus versos, “Adeus a Terra Querida” cita nomes como Joaquim Nabuco (que, além de político e diplomata, também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1897) e Casimiro de Abreu (poeta brasileiro romântico do século XIX).

Como homenagem a Joel Miguel de Brito – a quem conheci já no final de sua vida –, disponibilizo aqui o referido texto. Os versos foram extraídos de uma cópia impressa do mesmo e estão mantidos os erros de concordância, a escrita e a acentuação da época.

Clique aqui e faça o download do texto em PDF.

2 comentários :

  1. Eita saudade tão grande, não tinha conhecimento deste texto, mas não consegui abri. Como faço???? beijão

    ResponderExcluir
  2. Claudia, talvez você não tenha instalado no seu computador o programa Adobe Acrobat Reader (que lê os arquivos em PDF). Tente instalar. Se não der certo, me avisa!

    ResponderExcluir