terça-feira, 31 de maio de 2016

Penso em todas as mulheres

Por Denise Fernandes




e agora percebo

que nunca falei da mulher

sem falar de deusas, amor, mães, máscaras

talvez fosse preciso

olhar para a mulher como me olho sempre

assustadoramente e surpreendentemente nua

raptar-me das cobranças

tenho mais condicionamentos de ser mulher

do que pensamentos sobre ser mulher

sentada com as pernas cruzadas

com os gestos delicados e elegantes da minha mãe

incapaz de descobrir a força do masculino em mim

quando estou só, sou livre, e ser mulher é uma possibilidade

que não tem nada de sórdida

a cozinha pode ser o meu lugar de excelência na casa

e ela não tem nada de prisão, ela é uma toca mágica

refúgio na selva de pedra

onde costuro meus sonhos

e os transformo em alimentos.




onde me colocaram, mulher sou, e onde não me colocaram

também sou o perplexo vazio, as sombras onde a alma se pergunta

como seria diferente se eu fosse uma mulher para descobrir

e não para cumprir

um homem para escutar, e não para me defender dele

ouvir as cores que nos divertem

as diferenças pequenas que encontramos entre uns e outros

o sexo dos anjos é igual ao meu

tanto mistério no que eu mesma vivencio




corpo, ser mulher, escrevendo e assim lendo o meu papel

nos seus mais amplos sentidos

onde sendo apenas uma única mulher, sou todas elas,

coletiva história que se escreve vivendo

e aqui penso em todas as mulheres como amigas e irmãs

o mundo por um segundo fica totalmente alegre.

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário