domingo, 12 de junho de 2011

O Fotojornalismo Além do Olhar

Por Fabiana Siqueira

A todo o momento, quando abrimos revistas e jornais, nos deparamos com fotografias e imagens que nos ajudam a compreender as notícias que serão relatadas.

Quem vai dizer que nunca escolheu um assunto – ou se interessou pelo contexto do que estava escrito – apenas pela foto ilustrando a matéria? Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras.

A poesia do fotojornalismo permite isso: um olhar afinado com a realidade, capaz de transcender a barreira da leitura.

Muitos mestres do fotojornalismo fizeram escola e deixaram seu legado através das histórias contadas por meio das imagens que captaram.

Nik Ut – 1972
Entre os milhares de cliques históricos produzidos pelo fotojornalismo, este acima (do fotógrafo Nik Ut na Guerra do Vietnã) registra o sofrimento da população com a explosão de uma bomba de Napalm.

Kim Phuc foi fotografada quando tinha 9 anos. Ela sobreviveu ao ataque e hoje, engajada em projetos pela paz, luta contra a guerra.

Kim Phuc atualmente
O olhar aguçado por trás de uma câmera traz ao leitor mais do que informação. Muitas vezes, reflete a arte e a sutileza do momento – mesmo que o repórter fotográfico esteja apenas interessado em documentar um acontecimento.

A imagem abaixo, captada pelo fotógrafo Steve McCurry, também é um exemplar bastante conhecido do trabalho histórico que o fotojornalismo vem produzindo ao longo dos anos.



Steve McCurry fotografou a menina afegã Sharbat Gula em 1984, quando ela tinha 12 anos e se encontrava em um acampamento de refugiados no Paquistão (durante a guerra contra a invasão soviética). Essa foto foi publicada na capa da revista “National Geographic” em 1985.

Anos mais tarde, conseguiram reproduzir a imagem e registraram o olhar da mesma mulher afegã; revelando os anos de angústia e guerra de uma nação.

Poderia passar horas relatando fotos e histórias que o fotojornalismo trouxe para o mundo, através das lentes de grandes nomes como Araquém Alcântara, Evandro Teixeira, José Medeiros, Thomas Farkas, entre muitos outros.

Mas as perguntas que me veem ao pensamento, sempre que vejo uma foto marcante, são:

1. O que será que esses fotojornalistas e fotógrafos têm, além da técnica de produzir imagens e de um olhar bem peculiar sobre as coisas do mundo?

2. O que eles veem, por meio de suas câmeras, que um pobre ser humano não vê?

3. Como captar aquele momento que nunca mais se repetirá?

Acredito que não terei resposta para tais perguntas tão cedo. Porém, tenho certeza que o fotojornalismo – no Brasil e no mundo – ainda trará inúmeras fotos que emocionarão e farão pensar.

Cada vez que abrir um jornal ou revista, pense também o que pode estar por trás daquela fotografia enquadrada.

2 comentários :

  1. A resposta para as perguntas se resumem em uma palavra: SENSIBILIDADE
    O verdadeiro fotografo usa de toda a sua compreensão e de tudo que ele é para registrar pequenos instantes transformando - os em algo memorável.

    ResponderExcluir