domingo, 8 de maio de 2011

Meu Encontro com Lygia

Por Fabio Ramos

 


Em comemoração aos 88 anos de Lygia Fagundes Telles (completos no último dia 19 de abril), a Cinemateca Brasileira organizou uma mostra em homenagem à escritora. Além dos filmes adaptados e/ou inspirados em sua obra, também foram exibidos alguns longas-metragens escolhidos pela autora.

No saguão em frente à sala BNDES, havia uma pequena exposição com fotos do acervo pessoal dela. Perambulando no recinto, deparei-me com a própria Lygia sentada; segurando uma muleta na mão esquerda e posando para fotografias ao lado dos fãs.

Meio sem jeito, me aproximei da escritora e – na esperança de conseguir um autógrafo – lhe estendi a minha cópia antiga de As Meninas. “É a primeira edição?”, quis saber Lygia (era, na verdade, a 11ª reimpressão, lançada pela Livraria José Olympio Editora). Ela recomendou que eu comprasse a edição mais recente – publicada pela Companhia das Letras. E garantiu: “Esse é o meu melhor livro!”. Conforme Lygia ressaltou, a nova versão de As Meninas possui importantes alterações feitas por ela mesma na trama.

Uma garota, que acompanhava a conversa, tinha um exemplar atualizado do livro. Lygia viu a cópia e começou a folhear. No final da obra, ela mostrou uma caricatura dela criada por Carlos Drummond de Andrade. “Isso foi feito no tempo da pedra lascada”, disse a autora. Todos riram.

Mas Lygia não se negou a assinar minha edição antiga. Na hora do autógrafo, ela perguntou o meu nome. Antes de iniciar a dedicatória, a autora ainda perguntou: “É Fabio com acento?”. Respondi que era Fabio sem acento.

Enquanto assinava, contei que a tinha visto na reinauguração da Biblioteca Mário de Andrade – reaberta em 25 de janeiro – e que, naquele instante, tive vontade de estar com o livro para ela autografar... Pouco depois, entramos na sala BNDES e a escritora conversou com a plateia. Na sequência, assistimos ao documentário “Lygia por Lygia”, produzido pela TV Cultura.

Na dedicatória que recebi, ela escreveu: “Para o Fabio, lembrança muito cordial desta autora. Lygia Fagundes Telles. S. Paulo, 26.4.11”.

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário