segunda-feira, 10 de maio de 2021

A despedida

Por Fabio Ramos



Como editor do Texto de Garagem, só tenho que agradecer. Agora, em 8 de maio, nosso site completou 10 anos de atividades. No início, quando criamos esse espaço, tínhamos muita gana de escrever. A página foi uma vitrine, que exibiu o trabalho de autores contemporâneos (de um modo geral, fora do mercado literário). Também abrimos para novos talentos, que brilharam no "TG Convida".

E o resultado, em números, está aí: durante a última década, foram quase 3 mil publicações. Teve ano que publicamos mais de 300 postagens. Com o tempo, o acesso aumentou e consolidou-se: entre abril e o começo de maio de 2021, tivemos mais de 27 mil acessos na página em um mês - não só do Brasil, mas também de países europeus e dos Estados Unidos.

Com exclusividade, os leitores puderam acompanhar o surgimento de inúmeras sementes. O trabalho no Texto de Garagem sempre foi pautado pela liberdade: cada escritor, individualmente, escolhia sobre o que escrever e criava livremente. E as sementes brotaram: é possível ler em nosso site na internet diversos poemas, contos e crônicas que deram origem a livros como, por exemplo, "Entendendo o Sol" (de Denise Fernandes) e "Português Amoroso" (de Mayanna Velame).

Foi um momento de aprendizado para todos os envolvidos nessa empreitada. Mas, agora, precisamos nos despedir. Cumprimos nossa missão de levar boa literatura, de forma gratuita, aos amantes da palavra. Nenhum dos autores aqui presentes abandonará a escrita - e é bem provável que você ainda ouvirá falar deles em um futuro próximo.

Sou extremamente grato pela confiança e carinho, em mim depositados, pelos colaboradores do TG: Ana Paula Perissé, Denise Fernandes, Nana Yamada, Mayanna Velame e Meriam Lazaro. Nossa relação duradoura sedimentou uma amizade, que permanecerá daqui por diante. Também agradeço postumamente à Oswaldo Antônio Begiato (1953-2020), pelos mesmos motivos. Nosso querido amigo de Jundiaí, no interior de São Paulo, foi um poeta magnífico. Quando ele faleceu, nós continuamos divulgando seu trabalho no Texto de Garagem. Oswaldo é insubstituível e merece a homenagem. E aos autores que passaram pelo site, registro aqui meu agradecimento especial.

O apoio do público - sedento por criatividade e inspiração - serviu para impulsionar nossas publicações. No momento, fechamos essa porta, que conduzirá à novas portas. Muito obrigado a todos aqueles que dedicaram seu tempo para ler, comentar e incentivar nossa escrita. Vamos em frente e que Deus nos abençoe.

Um comentário :

  1. Tudo que se faz com amor e dedicação resplandece em boas energias para o mundo. Sejam felizes e prósperos nos caminhos que seguirem poetas.

    ResponderExcluir